quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Qual a saída?

Ao longo dos últimos 2 anos e 9 meses, nós alunos de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, aprendemos, exercitamos e continuamos a discutir o que é Comunicação interna, como ela acontece, quais suas ferramentas e o que ela proprociona e agrega a uma organização.

Notório que a comunicação interna deve dar suporte as metas de negócio da empresa e tem por funções informar, motivar, promover a integração de departamentos e socialização de novos membros e ajudar o funcionário a entender o negócio da empresa e se sentir parte integrante dele.

Ao longo desse tempo também aprendemos e desenvolvemos alguns veículos que abrangem a comunicação interna, tais como jornal mural, boletim informativo, campanhas, intranet e ultimamente esse blog em que posto. Mas ao longo do curso nos deparamos com situaçoes adversas e é nesse momento que surge a reflexão.

Imaginemos a situação de uma empresa mundial, líder em vendas no seu setor e com atuação no Brasil a décadas. Plausível pensar que em um mundo globalizado e com a gestão cada vez mais profissional a idéia seria a de ''pensar global e agir local'', mas nem sempre é isso que ocorre.

O que se deve fazer nesse caso em que somente a criatividade e a proatividade não são suficientes, quando o plano de ação e as diretrizes vem definidos pela matriz e a unidade local tem de colocar em prática e os veículos de comunicação são os mesmos da matriz e muita das vezes o departamento local nao consegue aprovação para projetos e idéias novas?

Acho que a melhor resposta apesar de todas as dificuldades é: ''se vira como dá''. As informações tem de ser repassadas, existe a necessidade de socialização de novos membros, a motivação as vezes é essencial e atualmente uma organização que não se comunica nao se desenvolve.

Reuniões mais frequentes com gestores e líderes aliado à um processo de cascata na comunicação pode ajudar, ou um próprio blog criado por um funcionário que seja utilizado em parceria com a organização. A liderança pode fazer a diferença nessa hora!

Uma organização deve estar atenta para problemas que podem ser gerados pela falta de informação e comunicação entre o que a fazem acontecer!

Postado por Renato Calixto Motta

2 comentários:

  1. Essa visão 'se virá como dá' é tudo o que não aprendemos na faculdade, aprendemos a planejar, programar, mas concordo que na prática muitas vezes é assim mesmo que acontece, como o caso citado em que as diretrizes vem claras e definidas da matriz, sem levar em conta o ambiente e o cenário da filial, bem legal

    mateus

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  2. Gostei da idéia do 'se vira como dá'! A gente precisa ser flexível e às vezes é necessário começar de forma simples até que a empresa tenha maturidade para investir mais em comunicação interna. É um processo gradual.

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