domingo, 20 de setembro de 2009

A equação (X+Y) ²

Nas últimas aulas de Comunicação Interna discutimos as diferentes gerações, sendo estas X, Y e Baby Boomers. O assunto, de extrema importância, me fez pesquisar alguns exemplos.

Pois bem, encontrei uma reportagem na revista COMPUTERWORLD, 27 de maio de 2009 nº 513 uma matéria abordando e exemplificando este assunto.

No decorrer do tema, mostraram as descrições, entre essas, qualidades e defeitos de cada geração. Porém, o que mais me chamou atenção foi "Como receber a nova geração".

Os analistas e profissionais que gerenciam equipes ouvidos pela reportagem são unânimes em afirmar a importância de mesclar gerações nas empresas e os cuidados que devem ser tomados nessa tarefa.

O exemplo preferido da maioria das pessoas que estudam essa questão é o presidente norte-americano Barack Obama, um membro da geração X que conseguiu fazer uma mobilização em torno de seu nome em cima dos elementos típicos da geração Y.

"Obama percebeu que se fosse para um modelo tradicional, que é o que as empresas normalmente fazem, teria uma limitação, pois o mundo está muito diferente. O que os executivos têm de fazer, dentro da realidade de cada empresa". opina Marcelo Astrachan, presidente da integradora de TI Cyberlynxx.

Adalton Ozaki, professor da FIAP sugere a formação de uma equipe multidisciplinar para criar políticas para a companhia, que abarquem desde ideias mais sóbrias de executivos seniores até a visão dos jovens mais afoitos para mostrar serviço e compartilhar seu trabalho. "O importante é criar a cultura de discutir os valores da empresa, reunindo representantes de todas as gerações", conclui.

De fato, concordo com este quesito de uma empresa trabalhar e valorizar uma equipe que seja composta pelas três gerações. Uma vez que estas trarão maiores resultados, cada um com seu conhecimento e sua habilidade, levando a empresa para um olhara mais inovador e, ao mesmo tempo, com a segurança de suas atitudes.

Para nós comunicadores, o desafio é além de gerarmos um trabalho de integração e compreensão dessas diversas gerações para que no dia a dia consiga ser desenvolvido atividades de uma maneira saudável, temos que ter a nossa própria compreensão e flexibilidade em lidarmos com essas gerações dentro de nossa área. Mesmo por que precisamos aprender antes de fazer as pessoas compreenderem.

Postado por:

Talita Campoi Marinho

Um comentário:

  1. Pergunto: dentro das empresas então devemos segmentar estes públicos nas diferentes gerações que compõe e criar canais de comunicação para cada um ou em um plano de comunicação 'integrar e compreender' estas diferenças mas tentr unificá-las nas mesmas ações.

    Excelente o post.

    Mateus

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