segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A estratégia de comunicação da Odebrecht em cinco continentes


Dos 64 anos da Odebrecht no Brasil, pelo menos 44 deles foram passados como uma empresa absolutamente fechada à sociedade, um comportamento, até então, típico de organizações que têm como clientes outras companhias e não o consumidor final. A redemocratização do País e uma crise no começo dos anos 90 impulsionaram a construtora baiana a investir na comunicação.


O resultado pode ser medido em números. A cada mês, 750 notícias da empreiteira são publicadas em jornais e revistas brasileiras, uma média de dez notícias por hora.

Há outros números igualmente significativos. Desde de 1991, a Odebrecht ganhou 22 vezes o Prêmio Aberje, a mais importante premiação de comunicação empresarial do Brasil.


Essa performance é diretamente relacionada à gestão do setor na companhia e ao investimento em uma equipe profissional para a elaboração de políticas e produtos de divulgação de primeiro mundo. Confira as três estratégias da organização na área.


- Aposta na descentralização

- Apoio brasileiro

- Um patrimônio chamado imagem.



"Nossa preocupação é atender rapidamente às demandas da imprensa e agir com transparência", afirma Leonardo Maia, porta-voz da equipe de Relações Institucionais da Odebrecht S.A em Salvador.


De fato estes são um grande resultado da engenharia da comunicação da Odebrecht.


Postado por


Talita Campoi Marinho

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