quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Radiojornal Embratel - Um case de sucesso


Pesquisando alguns cases de sucesso em comunicação, encontrei um ambicioso projeto de comunicação interna da EMBRATEL. A princípio, não me parecia novidade uma empresa propor a produção regular de três veículos de divulgação:

Um jornal gráfico: Jornal da Embratel – JE
Um jornal de televisão: Telejornal da Embratel
Um jornal radiofônico: o Radiojornal Embratel

O último veículo me chamou mais a atenção. Até o momento, nunca soube de uma empresa que utiliza o rádio como um veículo de comunicação interna.

No entanto, o que mais me surpreendeu foi o fato de que este case foi premiado no ano de 1984!!! Isso mesmo, há 25 anos atrás a EMBRATEL seguiu uma tendência e implantou um veículo que, assim como está descrito no case, não se conhece similar no setor empresarial. Pelo menos naquela época, acredito eu!

As notícias do Radiojornal Embratel são bem objetivas e visam motivar os colaboradores, com informações sobre o que se passa na empresa, sobre a sua atividade e, principalmente, informações de caráter trabalhista. O principal objetivo do Radiojornal Embratel é levar as notícias de forma muito mais ágil e mais freqüente que o Jornal da Embratel, e que o Telejornal, que são veículos mensais.

O rádio já é um veículo que faz parte do cotidiano do brasileiro. Assim, é mais fácil a aceitação e interesse dos funcionários nele. As notícias são inéditas, curtas e de impacto. Além disso, são imediatas e têm o caráter informativo a que se propõem.

E seu grande diferencial é que oferece ao funcionário a vantagem de não ter de se deslocar para ouvi-las.

Fica aí um belo exemplo de atratividade na comunicação. Um veículo que, acredito eu, é tendência até os dias de hoje.


Postado por Larissa Madanelo

2 comentários:

  1. Interessante mesmo Larissa, pensar que até hoje com tantos meios de comunicação alternativos e tantas novas mídias surgindo, o rádio ainda seja presente na vida das pessoas... Mas na minha opinião ainda acho que nada é superior a Televisão que ainda comanda a grande massa da população e tem efeito estrondoso na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Não sei agora citar qual empresa utiliza a rádio poste, mas é um meio bem efetivo, eu e alguns colegas elaboramos um projeto para fazer na faculdade, tinha todos os equipamentos, só faltava apoio da direção, que infelizmente não veio... no caso empresarial é show, imagina convidar o colaborador para ser locutor, produtor, gerar conteúdo, claro que nao esquecendo de suas tarefas hahhaha

    abraços, mateus

    ResponderExcluir