quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Comunicação é por nossa conta!

Pesquisando conteúdo para o blog, achei um texto em um site de Recursos Humanos, comparando as novas e as “velhas” tecnologias em comunicação empresarial.

O texto começa da seguinte forma “Que meios de informação os gestores de RH estão preferindo utilizar no processo de comunicação com o público interno da empresa?”

A princípio, me chamou atenção o fato de gestores de RH definirem o processo de comunicação, mas sabemos que nas empresas em que não há um departamento estruturado de comunicação, fica a cargo dos Recursos Humanos desempenhar este papel.

Apesar desse fato, o conteúdo do artigo faz muito sentido. Por isso, resolvi analisar algumas dos aspectos apontados por ele, na definição de um novo veículo de comunicação, independente se “tradicionais" como jornais, revistas, boletins ou digitais, como internet, intranet e blog.


Velocidade

"A rapidez com que a informação chega ao público-alvo é atualmente um fator extremamente relevante."


Sabemos que essa afirmação é verdadeira. Essa velocidade se dá principalmente pelo desenvolvimento de novas tecnologias, o exemplo mais recente é o twitter. Quando o Muricy Ramalho foi contratado pelo Palmeiras o primeiro canal que divulgou a notícia foi o twitter do atual presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo.


No entanto, essas novas formas não excluem as tradicionais, mas como diz o artigo, alguns cuidados devem ser tomados. Não dá para os colaboradores receberem em abril uma publicação em que a matéria de capa seja a festa de confraternização realizada em dezembro.


Atratividade

"As pessoas estão habituadas a ter contato contínuo com os grandes meios de comunicação em geral. Por isso, tornaram-se mais exigentes quanto à qualidade do conteúdo e do visual."


Outra afirmação verdadeira. Nossos esforços em gerenciar conteúdo, comunicar àquilo que é realmente relevante e consumir conscientemente as informações, como a Larissa escreveu no post anterior, deve ser redobrado.


Outro fator apontado pelo artigo: o público-alvo não é homogêneo dentro das empresas. Esse não precisa nem comentar né?! Para nós, este é um pressuposto básico. Às vezes, diretores e gerentes esquecem-se desse fato, mas cabe a nós lembrá-los.


Complementaridade

"O ideal é mesclar o uso das diversas mídias de acordo com os objetivos a serem atingidos, as características diferenciadas do público interno e os recursos disponíveis para investir nessa área. Nesse sentido, é fundamental que se tenha um plano de comunicação corporativa muito bem estruturado e aplicado com alto grau de profissionalismo."


A afirmação também é verdadeira. Apenas acrescentaria que o alto grau de profissionalismo é por nossa conta, profissionais de Relações Públicas!


Clicando no link abaixo, você pode ler o artigo completo.

http://www.rhcentral.com.br/artigos/artigo.asp?interesse=10&cod_tema=2283


Postado por Heloiza Gonçalves

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Vocês conhecem "A História da Comunicação Empresarial no Brasil"?
    Saudações,
    Cláudio Amaral
    clamaral@uol.com.br

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