segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Consumir Conscientemente!

A necessidade de consumir conscientemente os mais variados recursos disponíveis se faz cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Inclusive, em relação ao ato de “consumir informações”. “Essa mensagem é relevante?”, “Merece a minha atenção?”, “Preciso mesmo desta informação?”, “Deve ser disseminada?” – todas essas são questões que passamos a fazer antes de “consumir” as informações. Estamos cada vez mais exigentes com o que recebemos de comunicação. Já não queremos mais comunicações “vazias” e portanto, a palavra de ordem é relevância. A resposta à essa tendência deve ser a entrega de comunicações cada vez mais bem elaboradas, consistentes, verdadeiras e relevantes. Se não houver um objetivo claro, melhor não comunicar. Se não tiver foco, melhor repensar. As pessoas não querem mais perder tempo com comunicações equivocadas. Não toleram mais.

Benefícios
•Otimização dos recursos disponíveis;
• Estruturação e disseminação de uma cultura de “excelência e disciplina”, capaz de gerar melhores resultados;
• Formação de uma cultura colaborativa, esclarecedora e consciente em todos os aspectos;
• Concentração de energias para a produção de comunicação realmente relevante;
• Adequação da abordagem X público X canal, o que reflete em melhor percepção e absorção das informações;
• Formação de uma cultura com visão de longo prazo, com foco na manutenção dos recursos e redução dos gastos.



Muitas são as formas de se estimular o Consumo Consciente:
- Redução na produção de peças impressas
- Brindes, só quando SIGNIFICAREM algo forte na campanha
- Sustituição de peças impressas por eletrônicas
- Estimular a comunicação de resultados das campanhas referentes à mudanças de comportamento para gerar credibilidade
- Promover a troca de informação e geração de conhecimento por meio da divulgação de cases e boas práticas



Postado por Larissa Madanelo

Um comentário:

  1. concordo em parte, pois em se tratando de redes on line, quando afirma que 'As pessoas não querem mais perder tempo com comunicações equivocadas', então porque o sucesso do twitter? muito do twitter é 'vou ao banheiro e sempre demoro', não tenho perfil no twitter, mas as vezes entro e vejo quanta besteira se consome lá, creio que ainda há muito espaço para bobagem na rede, há muito público para isso... mas concordo que hoje há muoita informação e saber filtrar é o mais importante e claro reter o que recebe

    mateus

    ResponderExcluir