segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Protagonismo e Interatividade

O volume de impactos de comunicação e a velocidade que a Globalização gera na sociedade, alteraram a forma de escolher o que deve ser consumido, inclusive em relação às informações. O indivíduo assume uma postura muito mais participativa. Já não quer mais esperar passivamente que outras pessoas determinem o que ele deve receber e consumir. Controla o nível de informação e a relevância dos impactos que recebe, de acordo com seus interesses. Assume o protagonismo em todas as suas atividades. Esse comportamento também é reflexo das mudanças provocadas pelas inovações constantes da internet - que mudou radicalmente a comunicação entre as pessoas, devido ao seu grande potencial de disseminação de informações.

A Interatividade surge como uma forma eficaz de comunicação, que cria experiências memoráveis com conceitos de marca e negócios, envolvendo o público por meio de tecnologia e design interativo.


Benefícios
•Possibilita o diálogo e a troca de experiência constante;
• Inclusão: o funcionário se sente atuante e parte integrante do processo de comunicação;
• Garante agilidade para a transmissão de informações;
• Possibilita melhor segmentação dos públicos, o que gera maior assimilação das mensagens;
• Aproxima os diferentes níveis hierárquicos e cada pessoa se “vê” no papel de colaborador;
• Gera economia significativa de recursos como papel, distribuição, impressão, entre outros.



Mídias
São várias as mídias que valorizam o protagonismo e a interatividade, com o objetivo de se fazer comunicação relevante:
- Blogs corporativos
- Podcast e Vídeocast
- Chats
- Jogos
- Making Off
- Buzz e Viral Marketing
- Palestra e Work Shop On Line TVs de LCD, tótens, painéis etc.

















Um “balão”, simulando o pensamento, aparece em cima da cabeça da pessoa que está em frente ao “espelho”. Aqui, a interatividade “provoca” o público e leva à reflexão imediata.

Tótens interativos: conforme a pessoa move os cubos, um tópico diferente aparece na tela. Ótimo para apresentar novos serviços, produtos e ensinar novos procedimentos.


Postado por Larissa Madanelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário