segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Histórias bem contadas – Sim, faz sentido!

Quando crianças, aprendemos inúmeras lições por meio de contos. Na vida adulta, além dos contos, são metáforas e cases que melhor nos transmitem conhecimento. Preocupados com a capacidade de absorção de informação, profissionais de comunicação entendem que é momento de voltar a “contar histórias”. Histórias bem contadas, inteligentes e relevantes. É o “storytelling”.

Prática de disseminar conceitos e fixar mensagens por meio de histórias, contos e metáforas. Técnica eficiente, pois o cérebro humano é naturalmente adaptado para compreender mensagens dentro de um contexto com começo, meio e fim, que possa ser facilmente assimilado e “recontado”.

Em 2008, a técnica de “storytelling” se consagrou como uma das maiores tendências em comunicação, sendo um dos assuntos de maior repercussão em meios especializados, seminários e até em Cannes.

Existem diversas formas de se contar histórias. O que dirá como ela deve ser contada é a situação, o público e a necessidade de ênfase de uma idéia:
- Literatura
- Cinema e Vídeo
- Teatro
- Quadrinhos
- Internet (Blogs, drops...)
- Música
- Imagens
- Novela

Benefícios do Storytelling

•Conecta o público pelos detalhes, pois simula a complexidade da vida.
• Permite a projeção do público no papel do personagem, permitindo que ele enxergue a realidade desde o seu ponto de vista.
• Gera fascinação e desperta o desejo de passar as histórias adiante.
Histórias são indiretas e, por isso, recebem menor resistência por parte do receptor da mensagem


Postado por Larissa Madanelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário