segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tendências em Comunicação Interna

Falar em atratividade na comunicação é, também, falar de novos veículos, novas formas de comunicar e atrair, cada vez mais, a atenção e interesse dos públicos. Portanto, não se pode deixar de falar nas Tendências em Comunicação Interna.

Com o movimento da globalização, a velocidade da informação gera ansiedade frente à necessidade de não se perder o controle e manter-se bem informado. Assim nasce a necessidade de priorização e relevância dos assuntos. Comunicação Interna assume um papel fundamental nas organizações: o de se estabelecer um fluxo contínuo, estruturado e relevante de informações aos funcionários, com forte incentivo ao protagonismo, à interatividade e a reflexão. O objetivo é informar, desenvolver o senso crítico e principalmente, construir o sentimento de “pertencer”.

Avaliar tendências em CI significa, antes de qualquer coisa, entender as tendências de comunicação como um todo. São várias as ferramentas e tecnologias à disposição da comunicação. Porém, o que realmente deve ser considerado são os reflexos comportamentais gerados num ambiente social, como o de hoje. As tendências de comunicação estão ligadas fortemente às mudanças e adaptações culturais, sociais e comportamentais. Diante disso, o que observamos em macro tendências são atitudes muito mais conscientes, participativas, ativas e intolerantes ao “vazio”, ao pouco objetivo, ao desnecessário. A busca é pela informação ágil e relevante. Mais do que nunca, a decisão pela comunicação, sua forma e seu sucesso está nas mãos de quem a recebe.

De tudo o que observamos, existem 3 macro tendências, que vêm sendo amplamente discutidas pelos profissionais de comunicação:

Histórias bem contadas - a comunicação que faz sentido
Protagonismo e Interatividade - o indivíduo no centro
Consumir Conscientemente – mudança comportamental em todos os aspectos.



Postado por Larissa Madanelo

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