segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quem deveria vestir a camisa da empresa?

Na minha última postagem questionei qual a saída para empresas globais com atividades locais engessadas quando o assunto é comunicação interna. Dessa vez a questão retrata aquelas famosas empresas que não promovem ou possibilitam a existëncia de um processo comunicacional que visam além de prëmios, reportagens e publicidade, que são em muitos dos casos, falsos, comprometidos e comprados.

Wilson da Costa Bueno, jornalista e professor da Umesp e ECA/USP, reproduz em seu artigo o descontentamento com tais práticas de algumas empresas ditas e/ou consideradas de primeiro escalão. Uma de suas indagações é como o funcionário irá vestir a camisa da empresa se em muitas das vezes nem mesmo os chefes e diretores o fazem. Critica o desdenho das organizações que enaltecem seus funcionários mas quando se veem em um momento de crise viram as costas e simplismente promovem demissões em massa.

Para ele: ''A comunicação interna anda um horror, reduzindo-se quase sempre a um veículo formal, absolutamente pausterizado, cosmético, repleto de baboseiras, mais um instrumento de convencimento (que não funciona) do que de interação. Os house-organs continuam repetindo a velha cantilena de "babar" sobre a empresa e principalmente sobre as chefias e direções, aquela história de "somos a melhor empresa para trabalhar", "ganhamos o selinho tal", "vencemos o prêmio de comunicação" etc etc. Enfim, uma hipocrisia e um cinismo que só enganam diretores e empresários acostumados a receber elogios porque têm um ego avantajado e preferem ouvir mentiras do que encarar a verdade''.

Em sua opinião os funcionários só irão vestir as camisa dessas empresas representandas no artigo, salvo exceções, quando realmente valer a pena.

Confira o artigo na íntegra, publicado no site comunicaçãoempresarial.com.br, pelo link:
http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_interna/artigo4.php

Postado por Renato Calixto

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o professor: A verdade. A maioria dos funcionários não se compromete as organizações e se recusa terminantemente a vestir a camisa, exatamente porque não se identifica com elas (e deveriam?). E isso acontece por inúmeros motivos, desde o clima organizacional que não é nada saudável , ambientes que não privilegiam a comunicação interna e inclusive problemas relativos à falta de reconhecimento por parte da empresa. É aquela toada de sempre: o "colaborador" até que colabora, mas e onde está a contrapartida da empresa?

    E como a comunicação interna lida com isso?

    Mateus

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